Temário

CURSOS DE FORMAÇÃO POLÍTICA

Objetivo
Contribuir para a formação política de indivíduos e grupos envolvidos com a luta social.

Cursos

1] Como funciona o sistema
Sistema é o conjunto de peças interdependentes que formam um todo organizado. É o mesmo quer dizer algo combinado, ajustado e destinado a um determinado fim. Para que funcione, é necessário e importante que haja boa comunicação entre as partes. Quando há falhas no sistema ou não acontece conforme o previsto, ele tende a acabar. Estudar e reparar cada uma de suas peças ou tratá-lo como um todo pode restabelecê-lo ou levar à conclusão de que é preciso descartá-lo. Vale entender, então, como funciona o sistema capitalista.

2] O Estado como pacto social pela paz
Das profundezas do oceano da antiguidade, surge o monstro para simbolizar o Estado. Ou seja, assim como o Leviatã, que nada teme ao impor medo e terror, também o Estado, para ser obedecido, deve impor medo e terror. Somente assim, deixaremos de ser selvagens e violentos – é o que pensa Thomas Hobbes, pensador essencial pra entender nosso tempo. Vale estudar, então, o surgimento do Estado moderno; as abordagens do Estado e Sociedade e Estado.

3] Ideias Lixo
O lixo como problema: análise crítica das raízes do considerado ‘mal do século’. Competição, consumismo, preconceito, submissão, puxa-saquismo, dedurismo… O que fazer com esse tipo de lixo?

4] Marca autoritária da sociedade brasileira
Três acontecimentos marcam profundamente a história do Brasil: 'sociedade' de senhores e escravos; relações políticas pautadas pelo paternalismo e pelo clientelismo; vivência de duas ditaduras – todas essencialmente autoritárias. Compreendê-las, portanto, é fundamental, sobretudo porque temos que decidir se, realmente, queremos democracia.

Como acontece
* cada curso tem duração de 12 horas ou 3 encontros de 4 horas cada
* indicação de materiais didáticos como textos, vídeos, áudios…
* metodologia dialógica


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Filosofia e Literatura na América Latina


Conhecida por seu lirismo pleno de incursões no mundo do não-ordinário e do miraculoso, a produção cultural latino-americana constitui-se em uma perspectiva própria de mundo.
Sua poética apresenta um entrelaçamento de visões e memórias em que a própria noção de experiência humana é convidada e se reconstruir.Através da literatura e da filosofia, o curso mergulha no universo latino-americano, discutindo contos e romances que expressam sua especificidade histórica e explorando suas constelações imaginárias.


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Psicologia crítica latinomericana: aprofundando conceitos, debatendo a praxis


A partir dos conceitos e marcos históricos trabalhados no módulo 1, o objetivo do Módulo II é levar a perspectiva latino-americana crítica para a práxis cotidiana da ação profissional da psicologia.
Serão tematizados e debatidos diferentes experiências de atuação da psicologia em diferentes campos: populações tradicionais, comunidades, saúde, movimentos sociais, assistência social, espaços culturais, coletivos periféricos, associações e outros.
Juntamente a essas experiências serão articulados debates e leituras com base na perspectiva de psicologia crítica latino-americana buscando aprofundar e conhecer novos conceitos.
A experiência profissional dos participantes, discussão do cotidiano e a apresentação de diferente ferramentas de ação também serão contempladas nesse módulo II de nosso curso.


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A boa mãe na primeiríssima infância


Justificativa
Além de fundamental para o desenvolvimento humano, o período que vai da gestação aos três anos é um vetor de justiça social: se os direitos da criança não forem garantidos, tanto ela como o grupo no qual está inserida, assim como toda a sociedade, sofrem as consequências.Boas intenções e encantamento com a fase inicial da vida, portanto, não bastam. É preciso que a mãe, o pai, a família, os profissionais que atuam nessa faixa etária e os adultos em geral busquem se informar sobre a infância e assumam compromissos em favor do desenvolvimento físico, cognitivo e psico-social da criança pequena. Sem a participação efetiva dos que estão direta e indiretamente envolvidos com o nascimento e o crescimento da criança, sem a atenção necessária e o devido cuidado com o período mais frágil da existência humana, a tendência é tornarmos cada vez mais difícil a convivência social. Convém, então, que nos apropriemos do tema, que o abordemos sob diferentes aspectos, que o tornemos importante e merecedor de nossa atenção. O MiniCurso 'A boa mãe na primeiríssima infância' propõe avaliar modos atualmente adotados no trato com as crianças - inclusive em outras culturas, apresentar e discutir ideias, propostas e práticas de estudiosos que contribuam para o desenvolvimento saudável da criança pequena.
Objetivo
Contribuir para que adultos em geral compreendam a criança e, em especial, a importância e a dimensão de suas ações no trato com a primeiríssima infância.
PúblicoMães, pais, avós, ti@s, prim@s, amig@s, vizinh@s, cuidador@s e outr@s profissionais de educação e saúde.
Conteúdos
1] Apresentação do conceito "mãe suficientemente boa", do pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott [1896-1971]: o ambiente facilitador promovido por quem cuida de crianças respeita as necessidades de cada uma delas, possibilitando a adaptação e o amadurecimento individual.
2] Outras modalidades de atenção à criança pequena.


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Por uma psicologia crítica latino-americana: libertação, descolonização e saberes tradicionais


Objetivo
O curso tem como objetivo geral apresentar e discutir os principais marcos históricos, ético e filosóficos que compõem uma psicologia crítica latino-americana. Apresentará a relação direta da psicologia com o contexto social, político e cultural do continente.Território formado a partir da relação entre uma grande multiplicidade de povos, a América Latina é espaço de produção de um pensamento e uma perspectiva própria para psicologia. Nesse sentido serão apresentados categorias como libertação , descolonização e dupla consciência. Também abordaremos a relação da psicologia  com movimentos sociais e organizações populares, assim como a interface com as questões étnico-raciais e de gênero.
Conteúdos
* Psicologia crítica latino-americana: apontamentos sobre uma psicologia dos povos latinoamericanos
* Psicologia e poder popular: a categoria da libertação e da descolonização
* A dupla consciência latino-americana: pensamento do colonizador e do colonizado
* Dimensão subjetiva e tarefa histórica da psicologia: literatura e movimentos sociais na América Latina


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Façanhas de Héracles


Justificativa
As narrativas fantásticas que a humanidade inventa no decorrer da história buscam compreender de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos. São uma forma interessante que conseguimos elaborar na tentativa de explicar e entender a nós mesmos e o tempo em que vivemos. Estudá-las, portanto, é mais que exercitar a natural curiosidade que nos caracteriza. Compreendê-las é uma necessidade, posto que falar sobre elas é dizer de cada um de nós.
Objetivo
Estabelecer relações entre a trajetória do herói grego e os 12 signos.
Conteúdos
* controle da mente
* natureza dos desejos
* conhecimento de si próprio
* desenvolvimento da intuição
* aprender a utilizar o poder e a coragem
* consciência de si mesmo
* compreensão/integração: equilíbrio dos opostos
* controle e superação dos desejos
* fim das tendências: uso do pensamento destrutivo
* elevação da personalidade
* serviço de limpeza e purificação com água
* transcendência da animalidade
Importante
Especialmente destinado a jovens e adultos, os encontros tratam com profundidade uma série de temas importantes para quem está em busca e/ou já envolvido em processos de busca do conhecimento de si mesmo ou de individuação, conforme Jung.


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Questões étnico-raciais, gênero, cultura e Saúde


Objetivos
- ampliar as possibilidades de compreensão dos participantes sobre o que é saúde. - apresentar diferentes perspectivas sobre a noção de saúde
- abordar temáticas dos saberes populares e tradicionais em saúde,  práticas integrativas complementares e os determinantes sociais da saúde.
- discutir, a partir do resgate da experiência dos participantes,  a dimensão fundamental do viver humano: o cuidado de si mesmo e do outro.
Conteúdos
* Saberes tradicionais populares: as diferentes cosmovisões na compreensão da saúde
* Saberes tradicionais e populares: práticas comunitárias e promoção de saúde.
A luta antimanicomial. - SUS e as práticas integrativas e complementares.
-  Determinantes sociais da saúde: questões relativas à raça e gênero.
Referências
Simões, Bruno. Nos caminhos da dupla consciência: socialismo indo-americano, Libertação e Descolonização na América Latina. Tese de doutorado em Serviço Social na PUC-SP. São Paulo, 2014.


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Usos da palavra na primeira infância


Justificativa
Tudo indica que compreender esse momento especial na vida da criança, em especial as que têm entre 4 e 7 anos de idade. prestando atenção nas palavras dirigidas a ela pode contribuir significativa e positivamente no seu crescimento. Tecer considerações sobre um período em que a criança ainda não entende com clareza o que os adultos dizem, não sabe o que falar e nem como se comportar, não entende como as coisas funcionam ou, pelo menos, não do jeito que, em geral, os adultos querem e/ou acham que ela entende e/ou deve entender, portanto, mais do que importante, é uma necessidade. 
Objetivos- promover Encontros de Educadores dispostos a re-ver e re-pensar as relações mediadas pela linguagem oral com crianças na primeira infância- re-visar o modo como falamos com a criança pode evitar sofrimento na infância e no resto da vida
Conteúdo
* abordagem filosófica de conceitos embutidos em afirmações como poder da palavra, necessidade da verdade e  palavra falada é flecha lançada
* apresentação de perfis de criança e os modos como, em geral, tendem a lidar com a linguagem oral: 
1. espevitada, brincalhona, aventureira
2. receptiva, comunicativa, bem apegada aos pais, qualquer conflito familiar afeta muito
3. pacata e calma, gosta de natureza, e de brincar com terra e animais
4. séria, observadora, perguntadora, desafiadora, curiosa, quer mandar sempre, sente o mundo de forma visceral
5. muito atenta, fica em silêncio, absorvendo; quando resolve falar, nem sempre consegue filtrar palavras/temas conversados
6. curiosa e aventureira, ótima ouvinte, ansiosa pelo saber e por conhecer o mundo 'lá fora'
7. muito apegada: mãe, família e casa; impressionável, assustadiça
8. circunspecta e sonhadora, não se contenta com pouco, luta para ser reconhecida e por seus direitos
9. dramática, centralizadora, muito carismática
10. elétrica, comunicativa, gosta de conversar, grande curiosidade, aceita a maioria das situações, interesse por assuntos tecnológicos
11. delicada, tímida e resignada; tende a aceitar bem as ordens dos responsáveis, mesmo quando diverge deles
12. sensível e misteriosa, extremamente ligada, percebe as ocorrências emocionais de maneira quase mística


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Pedagogias do nosso tempo


Justificativa
Embora sejam muitos os elementos estruturais que impactam diretamente a educação escolar, a formação de professores continua sendo uma das principais dificuldades da educação – em especial, as concepções e práticas de formação continuada não continuadas, que pouco formam, pouco valorizam e, não raro,  até mesmo desvalorizam os professores.Contribuir para a informação e formação intelectual dos profissionais da educação é, sem dúvida, uma forma de instrumentá-lo a fim de que, individual e coletivamente, se posicionem criticamente em relação aos rumos que educação escolar em nosso tempo.
Objetivos
- contribuir para a melhoria da qualidade de ensino no Município de São Paulo- apresentar e discutir as pedagogias que têm direcionado as práticas pedagógicas oficiais no Brasil.- destacar o papel da escola, os conteúdos e a metologia adotada- identificar o tipo de relacionamento previsto entre professor e aluno- apresentar o conceito de aprendizagem que sustenta cada uma delas.
Conteúdo
* concepções de educação na atualidade
* tendências pedagógicas [tradicional, escolanovismo, tecnicismo]
* tendências pedagógicas [libertadora, libertária e dos conteúdos]


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Diferentes modos de conhecer o mundo


Justificativa
Sendo um modo de pensar e uma postura diante do mundo – e não um conjunto de conhecimentos prontos ou sistema acabado e fechado em si mesmo – a filosofia pensa os acontecimentos além de sua aparência. Buscar compreender o sentido e as intenções dos modos de pensar e agir humanos é o propósito da filosofia enquanto, assim como outras, é uma forma de conhecimento que a humanidade, há séculos, vem desenvolvendo.Debruçar-se sobre os modos de pensar e a prática política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística, portanto, é o que efetivamente tem caracterizado o conhecimento filosófico. Exatamente por isso, Investigar e indagar o real é essencial para a formação de toda e qualquer pessoa, em especial aos que, por sua vez, dedicam-se à educação dos outros.
Objetivos
- apresentar características e ilustrações desses e outros modos de conhecer, destacando a importância do papel do professor e da escola em não omitir esse tipo de informação aos mais jovens.- contribuir para a ampliação da visão das coisas, da natureza, da convivência social, do outro e do eu.
Conteúdo
* o que é conhecer; leituras de mundo; o eu, o outro, a natureza e a sociedade* o conhecimento do senso comum e o conhecimento mítico/religioso* o conhecimento científico, filosófico e o artístico